Ajña Chakra ou Chakra Frontal

Chakra Frontal – Localização: Entre as sobrancelhas. O sexto Chakra está situado um dedo acima da base do nariz, no meio da testa. Abre-se para frente.

O sexto chakra é o chakra do perdão e da compaixão. O perdão é o poder de deixar sair a ira, o ódio e o ressentimento e de descobrir, com humildade, a nobreza e a generosidade do Espírito.

É este chakra que dissolve todo o nosso ego, condicionamentos, hábitos, falsas ideias de racismo e todas as nossas identificações errôneas. É a porta estreita que abre o caminho para nossa consciência ascender a seu destino final, que é o sétimo chakra.

As impurezas emocionais como avareza e egocentrismo danificam este chakra. Olhar o céu, a terra ou a natureza pode ajudar a purificá-lo.

Quando este chakra está em harmonia e equilíbrio é muito mais fácil termos clareza e discernimento de nossas ideias, intenções, projetos e até mesmo temos como sentir, pressentir quais são as intenções, os planos das outras pessoas em relação a nós.

Estre chakra é o centro da premonição, do pressentimento. É o “olho que tudo vê”.

Chakra Frontal

Características do Chakra Frontal:

Nome em Sânscrito: Ajna

Cor: Índigo, Azul.

Vórtices ou Pétalas: 96.

Elemento: Não tem.

Nota Musical: Lá.

Correlação Física: Glândula Pituitária (Hipófise).

Mantra: OM (alguns estudiosos mencionam o KSHAM).

Faixa de ação: Dos ouvidos até o alto da testa.

Função: Responsável pela percepção.

Palavra-chave: Compreensão.

Símbolo: Lótus de 96 pétalas.

Principio básico: Autoconhecimento. Percepção consciente do ser.

Glândula correspondente: Hipófise.

Hormônios correspondentes: Vasopressina (hormônio antidiurético), pituitrina.

Do ponto de vista anatômico: As partes do corpo associadas a esse Chakra são: os olhos, ouvidos, nariz, cavidades adjacentes, a face, o cérebro o sistema nervoso central.

Tratamento: Percepção dos ouvidos, percepção Extra Sensorial, problemas de visão, rinite, sinusite, concentração, raciocínio, desequilíbrios mentais, doenças nervosas, memória, dificuldade de enxergar a realidade das situações.

Aspecto: É a sede das forças mentais mais elevadas, do discernimento intelectual, da memória e da vontade, e constitui a central de comando mais elevada do sistema nervoso central, no nível físico.

Cristais: Sodalita, Fluorita, Lápis Lázuli, Quartzo azul, Cianita, Azurita.

Cromoterapia: O índigo transparente abre e clareia o sexto Chakra. Fortalece e cura os sentidos, abrindo os níveis mais sutis da percepção. Imagine uma luz azul-índigo na região da testa. Na dieta, escolha alimentos ricos em vitamina B, como ovos e leite. Use também perfumes que contenham hortelã e jasmim. O tipo de música relacionado a esse chacra é a chamada new age. Ele ainda é estimulado pela observação do azul-profundo do céu.

Aromaterapia: Jasmin, Manjerona, Olibano, Patchouli, Alecrim, Sândalo, Cipreste, Louro, Vetiver, Rosa.

Força positiva: Reconhecedora.